O bem-estar vai além da forma física

Acho que já disse em outro post que o bem-estar é algo mais complexo do que estar bem fisicamente.

É óbvio que há uma relação estreita entre bem-estar físico e mental, como já sabiam os romanos, com o famoso “mens sana in corpore sano”. E mais até do que se possa pensar, porque o que comemos, exercício, meditação, podem afetar nossos estados de espírito, sono , como está já comprovado.

Mas o cérebro e a alma também precisam de alimento. É importante estimular o cérebro, sair da rotina, fazer coisas diferentes, mesmo na própria cidade.

Claro que viagens são muito estimulantes e nos fazem ver as coisas de outros pontos de vista, mas podemos “viajar” em nossas próprias cidades, frequentando bairros diferentes ou fazendo coisas que normalmente não faríamos em nossas rotinas cheias de obrigações e compromissos.

Como exemplo, há algumas semanas fui ver a exposição de Kandinsky, no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no centro de São Paulo. O edifício é por si só uma beleza, e a exposição foi deslumbrante, com pinturas não apenas de Kandinsky, mas também de sua primeira mulher e amigos, fotos que ele tirou de habitantes da Sibéria, objetos xamânicos da Mongólia, etc.

Foi uma lufada de ar fresco (ou ar siberiano, no caso), mas vale a pena sair de casa para ver coisas novas e estimular o cérebro , sentimentos, emoções.

Vou fazer um álbum de minhas fotos da exposição e do Centro Cultural Banco do Brasil.

Postado na categoria Blog