Flã de Abobrinhas

Flã

(Receita tirada do site Chef Simon, no jornal Le Monde).

Tempo de preparo: 60 minutos.
Rendimento: 5 flãs do tamanho de ramequins normais (ramequins: potinhos de porcelana canelados).

Ingredientes:

2 ou 3 abobrinhas ,dependendo do tamanho, para obter 350 de polpa batida.
1 pimentão vermelho ou amarelo
4 cebolas pequenas (échalotes) ou 2 grandes
1 dente de alho
2 ovos
1 dl de creme de leite fresco
Sal e pimenta moída na hora

Preparação:

Descascar e tirar as sementes e filamentos do pimentão para em seguida cortá-lo em pedaços pequenos. Cozinhar o pimentão em um pouco de azeite sem deixá-lo amolecer demais.

Refogar as cebolas picadas e o dente de alho. Em seguida, acrescentar as abobrinhas cortadas em cubos. Depois que as abobrinhas estiverem cozidas (macias mas não totalmente moles), bater com o mixer de mão.

Com um fouet, bater os ovos inteiros com o creme de leite. Temperar com sal e pimenta moída na hora a gosto. Acrescentar a mistura de abobrinhas à mistura de ovos com creme.

Preparar os ramequins pincelando-os com azeite (fundo e lados).

Despejar metade da mistura de abobrinhas em cada ramequin e colocar pedaços de pimentão. Recobrir em seguida com o resto da mistura de abobrinhas.

Colocar os ramequins numa assadeira recoberta com papel absorvente. Colocar água quente até 2/3 da altura dos ramequins e colocar no forno pré-aquecido a 180 graus C durante 20 minutos.

Depois de retirar do forno, deixar amornar e passar a faca delicadamente para tirar da forma. Alisar as pequenas imperfeições com a lâmina da faca deitada e decorar a gosto com ervas frescas ou um coulis de pimentão.

Pode-se dar brilho aos flãs com um pouco de manteiga derretida.

Dicas:

Esses flãs podem ser servidos como entrada ou acompanhamento de uma carne, peixe ou frango. Como entrada, pode-se usar ramequins menores. Também se pode fazer este flã com couve-flor, cenouras, aspargos, tomates ou espinafre. O importante é usar a polpa bem concentrada.

Se as abobrinhas forem pequenas, não vale a pena tirar as sementes, mas se forem maiores, retirá-las antes de cortar as abobrinhas em cubos.

Os flãs não podem ferver e por isso devem ser cozidos em banho-maria.

Pode-se fazer a receita na véspera e deixar nas formas. Depois é só re-aquecer no banho-maria por dez minutos, esperar esfriar um pouco, passar a faca e desenformar.