Curry verde Tailandês de Frango

A principal diferença entre os curries indianos e os tailandeses é que enquanto nos primeiros as especiarias são secas, nos curries tailandeses as especiarias são frescas. E são elas que, bem socadas, constituem as famosas pastas verdes, vermelhas, amarelas ou mussaman (que contém especiarias secas também, por influência de comerciantes muçulmanos indianos que faziam negócios no sul da Tailândia).

A receita abaixo vem do livro “The Food of Thailand”, Authentic Recipes from the Golden Kingdom, Periplus World Cookbooks, que comprei há muitos anos.

Vou dar a receita integral mas com meus comentários. Compro a pasta de curry verde pronta no supermercado (para quem vive em SP, na Casa Santa Luzia) ou em supermercados chineses na Liberdade, o bairro japonês de SP.

– 3 c. sopa de pasta de curry verde (diminua para uma colher para não ficar muito picante).
– ½ xícara de creme de coco (é o leite de coco mais grosso que se forma no topo do vidro). Há também creme de coco tailandês em lata.
– 400 g de peito de frango em tiras ou cubos (geralmente faço com cerca de 700, 800 g).
– 2 xícaras de leite de coco.
– 2 folhas de limoeiro ( se houver, ótimo).
– 1 ½ c. sopa de molho de peixe (nam pla, usado na cozinha tailandesa e vietnamita).
– 1 c. chá de açúcar (uso mascavo).
– 150 g de beringela cortada em cubos.
– ¼ xícara de folhas de manjericão.
– 2-3 pimentas dedo de moça cortadas na diagonal.

Aqueça o creme de coco (ou óleo de coco) e acrescente a pasta de curry mexendo bem. Acrescente o frango e cozinhe até mudar de cor. Acrescente o leite de coco, as folhas de limoeiro, o molho de peixe e o açúcar e deixe ferver. Acrescente a beringela e cozinhe em fogo brando até o frango e a beringela ficarem cozidos (cerca de 20 minutos). Acrescente a pimenta dedo-de-moça e as folhas de manjericão. Tire do fogo e sirva, de preferência, com arroz jasmin ou basmati.