Outro delicioso e saudável aperitivo para o verão

Verão é tempo de relaxar com os amigos à volta da mesa, bebericar, jogar conversa fora. E nada como um aperitivo gostoso e saudável para prolongar esses momentos.

Minha sugestão de hoje é a guacamole, espécie de pasta de abacate com tomate e outros condimentos, proveniente do México. O abacate tem muitos benefícios para a saúde: é anti-inflamatório, por conta dos ômegas-3, contém fitoesteróis (hormônios vegetais) e potássio (que reduz o risco de hipertensão e acidentes cardiovasculares).
No entanto, por ser bastante calórico, deve ser consumido com moderação.

Aí vai a receita que faço em casa, que é do livro de Luiz Cintra, Um Chef Sem Segredos, à página 269:

– 1 abacate médio maduro.
– 1 c. sopa de cebola picada (de preferência roxa).
– ½ tomate maduro cortado em cubos pequenos.
– 1 c. sopa de suco de limão.
– 1 c. chá de coentro picado.
– ½ dente de alho bem picado.
– 1 pimenta dedo-de-moça bem picada (substituí a malagueta da receita de Luiz Cintra pela dedo-de-moça, menos ardida).

Misture em uma tigela de vidro o tomate cortado, a cebola picada, o coentro, a pimenta dedo-de-moça, o dente de alho e o suco de limão. Misture bem e salpique com um pouco de sal. Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Retire a polpa e misture na tigela com os demais ingredientes, amassando com um garfo até conseguir uma textura não muito pastosa. Acerte o ponto de sal e pimenta do reino. Coloque na geladeira por 1 hora antes de servir.

Como sempre, fiz algumas modificações na receita. Além da pimenta dedo-de-moça e da cebola roxa, ponho também um pouco de azeite, por achar que fica mais saboroso. É meio um sacrilégio, porque obviamente essa receita deve ser anterior à conquista do México pelos espanhóis, mas fica tão bom…

Só não vale comer com doritos , nachos, esses salgadinhos comprados prontos e cheios de sódio. Tente alternativas mais saudáveis, se não achar os “totopos”, que são o acompanhamento usual no México e muitas vezes feitos no restaurante.