Cúrcuma

Leio várias páginas sobre saúde na Internet e uma delas é a Easy Health Options, de um médico americano, Dr. Michael Cutler.

Essa página tem muitas notícias interessantes sobre saúde, exercícios, suplementos, etc. Uma me chamou especialmente a atenção, porque falava dos benefícios da cúrcuma (turmeric, em Inglês), que é aquela especiaria indiana que dá a cor amarela e é uma parente do gengibre. Aqui no Brasil também é conhecida como açafrão da terra.

Já se sabia que era um potente anti-inflamatório e anticancerígeno. Mas além de proteger contra o câncer de próstata e mama, a cúrcuma ajuda a aliviar alergias sazonais, protege as articulações e o cérebro, além de aliviar a dor de pessoas que sofrem de artrite ou artrose.

No entanto, parece que não se pode tomar suplementos em grandes quantidades porque poderiam causar úlceras e problemas de coagulação. Se a pessoa for fazer uma cirurgia, por exemplo, é preciso parar de tomar suplementos de cúrcuma pelo menos com duas semanas de antecedência.

De qualquer maneira, uso em casa em sopas (todas as minhas sopas contém alho, cebola, cúrcuma, gengibre e pimenta dedo-de-moça) e também tomo um suplemento de cúrcuma que comprei no exterior. Tomo por alguns meses e depois faço uma pausa.

E antes que eu me esqueça: a fim de melhorar sua absorção pelo organismo, é melhor combiná-la com pimenta preta. Esta contém uma substância chamada peperina, que ajuda a melhorar a absorção da curcumina. A combinação das duas especiarias, aliás, é muito comum na comida indiana.

Postado na categoria Blog