Variações sobre um tema conhecido: a canja de galinha

Mais um mito que é verdade: canja ou caldo de galinha combatem o resfriado.

É verdade: a carne de frango contém um aminoácido natural – a cisteína – que afina o muco (dos pulmões), facilitando sua expulsão.

Além disso, a carne de frango contém todas as vitaminas do complexo B, selênio, colina, leucina, isoleucina e valina , outros aminoácidos importantes que combatem a inflamação.

Esta receita também contém pimentões vermelhos (que têm um alto teor de vitamina C) e agrião ou espinafre, representando uma boa variação para quem se cansou um pouco de nossa tradicional canja.

Além disso, recomendo que se faça com caldo de ossos de frango feito em casa. O caldo de ossos é um dos alimentos mais saudáveis que conhecemos, ajudando a combater a permeabilidade do intestino (também conhecida como leaky gut) e ajudando a digestão.

Seu magnésio e cálcio ajudam a manter os ossos saudáveis, a glucosamina e a condroítina da cartilagem favorecem as articulações, a arginina, glicina e prolina têm efeitos anti-inflamatórios.

Bem, primeiro vamos à receita da sopa e depois a do caldo. A receita da sopa vem do site do Dr. Mercola, que sigo diariamente, e a do caldo vem do livro do chef Emmanuel Bassoleil, Uma Cozinha Sem Chef.

Receita de “Canja” Oriental

Serve 4 porções:

– 6 xícaras de caldo de frango
– 2 pimentões vermelhos em tiras
– 2 c. de sopa de molho de soja tamari
– 1 ou 2 pimentas malaguetas (mais ardidas) ou dedo de moça (mais suaves)
– 3 xícaras de peito, coxa ou sobrecoxa cozidos e desfiados
– um punhado de agrião ou espinafre sem os talos
– 2 cebolinhas picadas

Numa panela, juntar o caldo, os pimentões em tiras, a pimenta, o molho tamari. Ferver durante seis minutos até os pimentões estarem cozidos mas crocantes.

Acrescentar o frango desfiado e o agrião ou espinafre e cozinhar por mais um minuto.
Servir nos pratos e salpicar as cebolinhas picadas