Suplementos

Outra coisa que faço todos os dias é tomar suplementos. Mais uma vez, repito que isso não quer dizer que todas devam fazer isso; só estou contando o que faço.

Como leio muitos sites de saúde em outras línguas, fiquei sabendo que é importantíssimo cuidar da saúde dos intestinos. Nossa alimentação mudou muito ao longo dos séculos, e não comemos mais muitas comidas fermentadas (como iogurte – o verdadeiro, não o que se vende em supermercados, chucrute não pasteurizado, kimchi – a conserva coreana, picles, conservas de legumes, etc.).

Assim, e também por causa dos antibióticos e ambientes assépticos em que vivemos, nossa microbioma (as bactérias que vivem em nossos intestinos) não está em sua melhor forma.

Ora, hoje se sabe que grande parte do sistema imunológico, bem como sistemas relacionados ao humor, estão em grande parte no intestino. Tanto que muitas vezes o intestino é chamado de “segundo cérebro”.

Por isso , tomo kefir de água todas as manhãs. A água do kefir contem um número enorme de boas bactérias que me ajudam não apenas a melhorar o trânsito intestinal mas também melhoram minha resistência (não tenho tido gripes nem resfriados há um bom tempo) e humor.

Além disso, tomo cápsulas de vitamina C (para o sistema imunológico ), complexo B (para os nervos, pele, cabelo e unhas), óleo de krill (a melhor fonte de ômega-3 para manter o cérebro em boa forma), vitamina D-3 (um imunomodulador muito importante para a saúde em geral,mas D-3 por favor, e não D-2), uma fórmula com isoflavonas (para evitar as ondas de calor da menopausa), vitamina E (para a pele e cabeça também) e de vez em quando ubiquinol, para proteger o coração.

Além disso, tomo uma cápsula de cúrcuma, que é uma especiaria muito usada na cozinha indiana e que é um potente anti-inflamatório e anticancerígeno.

Repito: não acho que todo mundo precise de suplementos ou de muitos deles, mas acho que minha resistência, imunidade e humor melhoraram com os probióticos, com o óleo de krill (preciso da cabeça afiada para poder trabalhar) e vitamina D-3.

Faço um check-up anual e minha ginecologista, que funciona também como clínica geral para mim, também pede os níveis de vitamina D-3. É importante averiguá-los, pois a deficiência em vitamina D-3 pode causar inúmeros problemas de saúde.

Na realidade, a melhor fonte de vitamina D-3 é o sol, mas passo a maior parte do tempo enfiada numa cabine de tradução simultânea e também uso filtro solar no rosto, pescoço e colo, para prevenir o envelhecimento causado por raios UVA e UVB.

Quando vou andar no parque, continuo protegendo essas áreas do corpo, mas não uso filtro solar nos braços e pernas, para poder absorver a vitamina D-3 do sol.

Postado na categoria Blog