Sopa Marroquina de Lentilhas

Para minhas amigas que estão entrando no inverno do Hemisfério Norte, pensei nesta receita que tirei do livro de Luiz Cintra, Um Chef Sem Segredos. Recomendo muito o livro, que contém receitas do mundo inteiro e dão sempre certo.

Esta receita é bem diferente, porque é doce e salgada ao mesmo tempo, por conter ameixas pretas. Luiz Cintra explica no livro que desenvolveu a receita para um hotel em Campos do Jordão em 1998, e a chamou de marroquina por conter ameixas pretas, usadas nos tajines daquele país.

Recomendo!

– 2 colheres de sopa de azeite;
– 6 cenouras pequenas;
– 3 talos de salsão com as folhas;
– 2 cebolas médias;
– 2 dentes de alho;
– 6 xícaras de caldo de frango (feito em casa é outra coisa e é bem fácil);
– 1 xícara de tomates concassés (sem pele e sem sementes);
– 1 xícara de vinho tinto;
– 1 xícara de lentilhas;
– ½ xícara de ameixas secas sem caroço;
– ¼ de colher de chá de cominho;
– 2 paus de canela grandes;
– 10 folhas grandes de hortelã;
– Sal e pimenta-do-reino.

Corte a cenoura em rodelas, a cebola e o salsão em cubos de 1 cm. Aqueça o azeite em uma panela grande e acrescente os legumes. Refogue até que a cebola fique macia (pode refogar bastante, assim se extraem os aromas e ela fica murchinha).

Adicione o alho picado, refogue por um minuto (até extrair o perfume, mas não mais para não amargar), o cominho e a canela e refogue por um minuto. Acrescente os tomates, um pouco de sal, as lentilhas, mexa bem e regue com o vinho.

Deixe o vinho evaporar para perder o álcool e acrescente o caldo de frango à panela. Leve à fervura, tampe parcialmente e cozinhe em fogo baixo até que as lentilhas fiquem macias, por cerca de 30 minutos. Acrescente as ameixas e tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino.

Cozinhe por mais de 5 minutos. Retire a canela, apague o fogo e adicione a hortelã rasgada grosseiramente. Sirva bem quente.