Receita de couve-flor com tahine

Como venho dizendo em vários posts, é muito importante comer frutas e hortaliças e é muito importante também variá-las, evitando comer todos os dias as mesmas coisas.

Já ouvimos falar muito no tal prato “colorido”, ou seja, com legumes e verduras de várias cores. Quanto mais colorido, melhor. Hoje vou dar uma receitinha rápida que é uma maneira muito gostosa de comer couve-flor. Sou de origem libanesa, portanto este é um prato que era feito com relativa frequência quando eu vivia com meus pais. A couve-flor é uma crucífera, que juntamente com brócolos (desculpem, mas esta é a forma correta de se referir a essa hortaliça, sendo “broccoli” a versão italiana), couve-de-Bruxelas, repolho, tem muitas propriedades benéficas à saúde.

O molho de tahine também.é muito saudável. É à base de gergelim, bom para os ossos (cálcio) e para a pele (vitamina E). Para quem não sabe, é aquele molho que é misturado com grão-de-bico e se transforma em hommus bi tahine e com a beringela, transformando-se em babaganuj.

O molho de tahine também pode ser utilizado para condimentar a couve-flor, como nesta receita, e também para condimentar peixe assado quente e peixe desfiado frio, numa entrada delicada e requintada. Neste caso, é preciso diluí-lo um pouco mais com água, para ficar mais ralo.

Corte a couve-flor em ramos. Cozinhe-a no vapor ou em um pouco d’água (neste caso, congele a água para usar em sopas). Enquanto isso, dilua o molho de tahine com água, sal, um dente de alho e suco de limão. Misture com força, e ele vai branquear. Se ficar demasiado espesso, dilua com um pouco mais de água.

Despeje sobre a couve-flor resfriada , ponha na geladeira para apurar os sabores e sirva como salada.