Outra receita de curry vegetariano para amigas com filhas que não comem mais carne

Esta receita é tirada dos 50 Great Curries of India, de Camellia Panjabi, publicado no Reino Unido em 1994, por Kyle Cathie Ltd.

É um curry de ovos de uma região onde estive em fevereiro deste ano, no sul da Índia,  Chettinad. É uma receita da casa de M.A. Ramaswamy, que é o Rajá de Chettinad.

– 6 ovos caipiras, de preferência
– 3 c. de chá de pó de coentro
– 1 1/2 c. de chá de pimenta de caiena ou páprica
– 1 c. chá de sementes de erva-doce
– 1 c. chá de sementes de cominho
– 1/2 c. chá de cúrcuma
– 5 cm de gengibre fresco
– 2 dentes de alho
– 1 lata ou vidro de 200 ml de leite de coco
– 2 c. sopa de óleo de coco
– 1/2 c. chá de sementes de fenogrego (na falta de melhor tradução para fenugreek)
– 1/2 c.chá de sementes de erva-doce
– 5 cm de canela em pau
– 225 g de cebolas cortadas finamente
– 225 g de tomates picados finamente
– sal
– suco de 1/2 limão

Descasque os ovos e corte-os pela metade no sentido longitudinal.
Coloque o pó de coentro, a pimenta de caiena ou páprica, as sementes de erva-doce, cominho, a cúrcuma, o gengibre e o alho num liquidificador ou processador com 2 colheres de sopa de água e bata até formar uma pasta densa.

Aqueça o óleo de coco numa panela e frite as sementes de fenogrego,  as sementes de erva-doce, e a canela por 10 segundos. Acrescente a cebola e frite até dourar ligeiramente. Acrescente a pasta de especiarias e refogue de 5 a 7 minutos (vai escurecer, porque contém muitas sementes de coentro).  Acrescente umas gotas d’água se começar a grudar. Aí acrescente o tomate e refogue por 2-3 minutos.

Acrescente 3 xícaras de água morna com sal a gosto e cozinhe em fogo brando por 20 minutos até fazer um molho não muito espesso. Pouco antes de servir, acrescente 2 xícaras de leite de coco e espere ferver. Acrescente o suco de limão e ajuste o sal, se necessário.

Coloque delicadamente os ovos cozidos com a gema para cima e aqueça-os. Em seguida, coloque cuidadosamente na travessa de servir.