Medidas imediatas para melhorar a saúde e o bem-estar

Há muitas coisas que se podem fazer para melhorar a saúde e o bem-estar, mas há algumas que produzem resultados imediatos e são fáceis de fazer.

A primeira é cuidar da alimentação e da atividade física (até aí, nenhuma novidade).
A questão é como. E tampouco é muito difícil.

Primeiras medidas: deixar de lado comidas processadas, compradas prontas no supermercado. No Brasil, isso tende a ser menos complicado que nos Estados Unidos, porque algumas pessoas ainda têm empregadas ou pelo menos faxineiras (meu caso: tenho uma faxineira duas vezes por semana, a quem ensinei muitas coisas).

Sei que dá mais trabalho, mas comer comida fresca elimina muitos problemas de saúde, pois podemos usar os melhores produtos, menos sal, nenhum conservante, corante ou aditivo.

Vou ensinar uma série de truques que podem facilitar a vida, como cozinhar uma quantidade de sopa grande e congelar em porções, ou para o suco verde matinal, bater a couve com um pouco de água no liquidificador e congelar na gaveta do gelo.
Também peço à minha faxineira que lave alface,tomate e pepino para eu ter saladas semi-prontas se decidir comer uma salada à noite.

Quanto a exercícios físicos: também sei que não é novidade nenhuma, mas o que podemos fazer já é fazer certas coisas a pé, ao invés de usar o carro para todo. Ando muito a pé no meu bairro para ir ao supermercado, banco, etc.
De grão em grão a galinha enche o papo, ou neste caso, de pouco em pouco podemos aumentar a atividade física.

Também faço aulas numa academia (pilates e local) e vou andar aos fins de semana na pista de Cooper do Ibirapuera (seis voltas, mais ou menos 8 km). Não acho que seja preciso se matar na academia ou correr 20 km para ter boa saúde. O que é importante é se mexer, nem que seja fazendo jardinagem ou outras atividades que lhe dêem prazer, como dança de salão, flamenco, etc.

Por hoje é só: amanhã tem mais.

Postado na categoria Blog