Doce de coco com abacaxi e castanhas de caju caramelizadas

Abacaxi

Vocês sabem que tento não comer muitos doces, mas de vez em quando podemos nos permitir quebrar as regras.
Traduzo abaixo uma receita tirada do livro Tasting India, de Christine Manfield.

Na minha edição, a receita está na página 323, seção referente à Kerala, um estado no sul da Índia onde estive há dois anos e onde morreu Vasco da Gama e foi ter Pedro Álvares Cabral depois de sair do Brasil.

Achei Kerala interessantíssimo e lindíssimo: além de tudo é onde estão as famosas backwaters, lagoas calmíssimas onde passeamos de barco e onde começou a Ayurveda. Kerala conta com centros de cura ayurvédicos fantásticos e seríssimos.

A receita foi pedida por uma amiga querida, a quem a dedico aqui e vem do Philip Kutty’s Farm no Lago Vembanad. É uma fazenda que acolhe hóspedes e quero ficar lá numa próxima viagem. O título da receita é “Suflé de coco com abacaxi”, mas não se trata realmente de um suflé e por isso preferi chamá-la de “Doce”.

Ingredientes:

– ½ abacaxi cortado em cubos de 1 cm
– 60 g de açúcar
– 400 ml de leite condensado
– 400 ml de leite de coco
– 5 c. de chá de suco de limão coado
– algumas gotas de extrato de baunilha
– 1 envelope de 7 g de gelatina em pó
– 1 clara de ovo batida em picos firmes
– 2 c. de açúcar mascavo
– ½ xícara de castanhas de caju torradas e picadas grosseiramente
– ½ abacaxi cortado em pedaços

Coloque o abacaxi em cubos e o açúcar branco numa frigideira e cozinhe em fogo médio mexendo até o açúcar dissolver e começar a caramelizar e o abacaxi ficar macio. Distribua os pedaços de abacaxi num pirex quadrado de 15 cm (ou 6 ramequins individuais), alisando a superfície. Deixe esfriar.

Numa tigela grande, misture e bata o leite condensado, o leite de coco, 4 c. de chá do suco de limão e a essência de baunilha até perfeitamente amalgamados. Coloque a gelatina em pó e ¼ xícara (60 ml) de água numa panela pequena em fogo médio e mexa até dissolver completamente a gelatina. Despeje-a sobre a mistura de leites e mexa para combinar. Incorpore delicadamente a clara em neve e despeje tudo sobre a tigela com o abacaxi caramelizado, alisando a superfície. Cubra e coloque o refrigerador até ficar firme (cerca de 3 horas) ou então durante toda a noite.

Quando o creme estiver firme, coloque o açúcar mascavo e o resto do suco de limão numa panela pequena e cozinhe em fogo brando até o açúcar derreter. Acrescente as castanhas de caju torradas e picadas e envolva com o açúcar. Coloque numa assadeira e deixa resfriar.

Para servr, corte em porções retangulares e transfira para os pratos com uma espátula. Polvilhe as castanhas por cima e sirva com pedaços de abacaxi maduros.