Detalhes da receita de grão-de-bico com espinafre para as amigas não muito chegadas à cozinha

Queridas amigas,
Já recebi vários comentários e pedidos de esclarecimento sobre a receita de grão-de-bico com espinafre(aliás, a foto que está no site não corresponde ao aspecto com que fica o prato, é só uma ilustração). O aspecto real é o do vídeo.

Tenho amigas que não têm grande prática na cozinha, e para estas dirijo estes esclarecimentos: em primeiro lugar, não é preciso cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão, para quem não gosta da dita (eu mesma não tenho muita prática com ela e tenho um certo receio de explosões). Se se deixar o grão-de-bico de molho, ele fica mais macio e se pode cozinhar em panela normal com água até amolecer (uns 45 minutos, mais ou menos).

Aliás, acho bom deixar de molho lentilhas, feijão, etc, porque além de encurtar o cozimento, as leguminosas ficam  mais macias.

Se se tiver pressa, pode-se comprar grão-de-bico em vidro no supermercado (prefiro vidros a lata, porque o vidro é um material inerte e não exala nada,além de não precisar de revestimentos)  bem como o tomate já pelado, aí em lata.  Mas tampouco é grande problema pelar o tomate em casa: é só fazer uma cruz na parte superior, mergulhar em água fervente por um minuto, tirar com um garfo ou escumadeira e por na água fria para interromper o cozimento.   Aí se pela com facilidade. Depois de pelado, cortar no meio, espremer um pouco para tirar as sementes,  picar e usar.

Postado na categoria Blog