Alimentos para preservar a memória

Memória

Lendo uma revista americana, Red Book Magazine, deparei-me com este artigo em que dois especialistas (Marisa Moore, nutricionista de Atlanta, e Matthew J. Kuchan, Ph.D. e cientista da nutrição na Abbot) aconselhavam alguns alimentos para mantermos a memória afiada:

1. Mirtilos (e morangos) parecem ser benéficos para preservar a memória. Isto porque estão cheios de antioxidantes como flavonoides e antocianinas, que aparentemente aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Gosto de misturá-los com iogurte, que é outro alimento importante, como se verá abaixo.

2. Repolho e outras crucíferas (brócolis, couves de Bruxelas, couve) parecem estar relacionados a taxas mais baixas de doença de Alzheimer e de deterioração mental, porque têm compostos chamados glucosinolatos. Devemos tentar consumir pelo menos duas xícaras por semana e não cozê-los demasiado para não perder os nutrientes (mais tarde dou uma receita do Sul da Índia chamada Cabbage Poryal que é uma delícia!).

3. Iogurte fortificado com vitamina D (níveis muito baixos desse nutriente podem estar relacionados a declínio cognitivo). Não se sabe ainda exatamente porquê, mas parece que a vitamina D fortalece conexões entre as células cerebrais para ajudar o cérebro a funcionar melhor.

4. Amêndoas e frutas secas em geral podem melhorar sua memória. Amêndoas têm um alto teor de vitamina E, que parece combater o dano oxidativo que ocorre no cérebro com a idade.