Não há dúvida de que a operação Carne Fraca desvendou mais um aspecto da corrupção em nosso país: alguns fiscais do Ministério da Agricultura foram subornados para liberar carnes inapropriadas para o consumo, entre outros problemas, como por exemplo processos de fabricação que contrariam a lei por parte de alguns frigoríficos.
Ora, isso perturba grandemente a dona de casa e a elaboração dos cardápios para a família no dia a dia. Como substituir a carne e seus produtos?
Que tal fazer do limão uma limonada? Como no ideograma chinês, em cada crise há oportunidades, e esta é uma delas: podemos lançar mão da criatividade e variar as refeições em família sem renunciar a alimentos saudáveis e nutritivos, pelo contrário.
Segundo vários especialistas, o excesso de consumo de carne é prejudicial à saúde e portanto vamos variar nossa alimentação.
Minha sugestão: olhem no blog as receitas com grão de bico, lentilhas e outras leguminosas. Há também receitas de curry com ovos cozidos (excelente fonte de proteína) e fritada com cogumelos.
Além disso, podemos fazer saladas com mozzarella ou ricota de búfala, ou aquela minha versão da salada niçoise, com feijão branco, azeitonas pretas, cebolas roxas, sardinha ou atum em lata, vagem francesa e ovos cozidos (super completa).
Uma omelete que faço com muita frequência quando estou em casa vem do livro Nigella Bites, de Nigella Lawson. É uma receita indiana, e quem já leu meu blog sabe que gosto muito de receitas indianas, por serem cheias de especiarias e temperos benéficos à saúde.
Omelete Masala, por Nigella Lawson
– 1 c. de chá de óleo vegetal (uso óleo de coco ou ghee)
– 1 cebolinha picada bem fina.
– 1 pimenta malagueta (para quem gosta de comida picante) ou meia pimenta dedo-de-moça (mais branda)
– 1 dente de alho amassado ou picado bem fino
– ½ colher de chá de cúrcuma (sempre ponho uma colher)
– 1 colher de chá de coentro em pó
– 1 colher de chá de cominho em pó
– 2 ovos batidos (tempero com sal e pimenta do reino)
– folhas de coentro picadas na hora para o acabamento
Aqueça o óleo ou ghee numa frigideira anti-aderente (eu uso uma omeleteira, para não ter de virar a omelete em um prato) de 20 a 27 cm de diâmetro. Frite a cebolinha, alho, pimenta e a cúrcuma até ficarem macios. Junte os outros temperos e frite por mais um minuto, mexendo de vez em quando. Junte os ovos batidos e temperados virando a frigideira para os ovos se espalharem pela frigideira, que sacudo de vez em quando para soltar a omelete. Quando vejo que ela já se consolidou por baixo, ponho a tampa da omeleteira e viro. Deixo a omelete coagular um pouco do outro lado e sirvo.